quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tem certos limites

  Tem certos limites

Elas mal saíram das fraldas, mas já sabem que cor de esmalte e maquiagem quer usar, escolhem o perfume, escovam o cabelo e freqüentam as lojas para escolher o próprio modelito. Ainda na infância, a vaidade passa a ser prioridade na vida de muitas meninas que, incentivadas pela mãe ou familiares, convivem com os salões de beleza e fazem suas próprias escolhas. Mas será que isso é saudável? Qual o risco de usar tão precocemente produtos destinados ao público adulto?
Segundo especialistas, imitar adultos é uma brincadeira saudável que faz parte da infância. Porém, pode ser prejudicial quando a vaidade se torna excessiva, a preocupação com a imagem passa a ser prioridade para a criança e quando ela se parece com um adulto na forma de se vestir no dia a dia.
Além disso, os efeitos dos exageros com a beleza podem aparecer na pele das crianças. “Menina tem que ser criança. Mesmo as versões infantis dos produtos de beleza não são 100% seguras e podem desencadear alergias”, afirma a dermatologista Celma Araujo Lemes Martins.
Como a pele das crianças é mais sensível e fina, as substâncias químicas presentes nos cosméticos são absorvidas com maior facilidade e intensidade. “Usar produtos destinados aos adultos é uma medida de alto risco, porque eles tendem a ser mais fortes e não são testados em crianças quanto à segurança e eficácia, aumentando bastante o risco de alergias”, acrescenta a médica.
De acordo com a dermatologista, crianças não deveriam usar esmaltes. “O risco de desenvolver irritações e alergias, que podem se manifestar como coceira, vermelhidão e inchaço, aumenta com o contato precoce com substâncias químicas, como o esmalte e a acetona. Lembrando que a cutícula serve de proteção para as unhas e não devem nunca ser retiradas”, destaca.
Na infância, as maquiagens podem desencadear irritações, alergias, acne e ressecamento labial. Já os xampus e condicionadores expõem as crianças a irritações e alergias na pele, irritações oculares (conjuntivite alérgica), ressecamento dos fios, caspa (dermatite seborreica) e alergias no couro cabeludo. “Acredito que apenas na fase da adolescência as versões adultas dos cosméticos possam ser usados sem temer tanto as alergias”, conclui a médica.
Confira o risco
ALERTA
USAR PRODUTOS DESTINADOS AOS ADULTOS É UMA MEDIDA DE ALTO RISCO, PORQUE ELES TENDEM A SER MAIS FORTES E NÃO SÃO TESTADOS EM CRIANÇAS.
PELE
COMO A PELE DAS CRIANÇAS É MAIS SENSÍVEL E FINA, AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PRESENTES NOS COSMÉTICOS SÃO ABSORVIDAS COM MAIOR FACILIDADE E INTENSIDADE.
ESMALTE
O RISCO DE DESENVOLVER IRRITAÇÕES E ALERGIAS, QUE PODEM SE MANIFESTAR COMO COCEIRA, VERMELHIDÃO E INCHAÇO, AUMENTA COM O CONTATO PRECOCE COM ESMALTE E ACETONA. A CUTÍCULA NUNCA DEVE SER RETIRADA.
MAQUIAGEM
NA INFÂNCIA, AS MAQUIAGENS PODEM DESENCADEAR IRRITAÇÕES, ALERGIAS, ACNE E RESSECAMENTO LABIAL.
XAMPU E
CONDICIONADOR
EXPÕEM AS CRIANÇAS A IRRITAÇÕES E ALERGIAS NA PELE, IRRITAÇÕES OCULARES (CONJUNTIVITE ALÉRGICA), RESSECAMENTO DOS FIOS, CASPA (DERMATITE SEBORREICA) E ALERGIAS NO COURO CABELUDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário